A pandemia do novo coronavírus trouxe inúmeros desafios para a população em geral e para o público 60+ em especial, grupo considerado como um dos grupos mais vulneráveis às complicações de saúde trazidas pela Covid-19.  Diante desse cenário a Dínamo Editora, alinhada à sua atuação voltada para a longevidade, desenvolveu uma série de iniciativas para levar informação de qualidade para as pessoas acima dos 60 anos. “Apesar de identificados como vulneráveis, não havia nenhuma comunicação específica voltada para esse público, o que poderia comprometer o acesso a informações relevantes. Por isso, desde o início da pandemia no Brasil, ao longo do tempo, estamos criando projetos desenhados de acordo com o que se mostra necessário a cada momento, pois tudo muda rapidamente”, comenta Lilian Liang, diretora da Dínamo Editora e especialista em gerontologia.

Desta forma, bem no início da pandemia, a Dínamo publicou o “Coronavírus: Guia Prático, 60+”, com informações sobre o que mudou com relação a benefícios; o que abria e fechava na cidade de São Paulo; dicas para os 60+ manterem-se ocupados na quarentena; e outros serviços. O Guia está disponível para download gratuito  no site da Dínamo.

Com a quarentena estabelecida, foi lançado o Boletim Aptare Coronavírus, em vídeo. As edições trouxeram reportagens de temas de aplicação prática para o idoso durante o isolamento social, como estratégias para manter a imunidade, como manter o tratamento de doenças crônicas, informações sobre testes de farmácia, entre outros assuntos. Contando com a participação de especialistas, o conteúdo buscou enfatizar a importância do distanciamento social, com uma linguagem acessível e direta, mas sempre baseada em dados científicos e evidências. Após os dois primeiros meses da quarenta, foi criado o Expresso Aptare – Direto ao assunto, com duração bem mais curta do que as do Boletim e notícias de caráter positivo e motivacional. “Somos o único veículo no Brasil com uma cobertura sistemática da pandemia para o público 60+”, destaca Lilian.

Depois de mais 20 boletins sobre a pandemia de Covid-19, a estratégia foi promover lives para falar de temas que podem ajudar na qualidade de vida do idoso de modo geral. A primeira live, que aconteceu no Dia dos Namorados, foi sobre aplicativos de relacionamento. “Muita gente 60+ tem vontade de se relacionar, sabe da existência dos apps, mas não sabe como usar. A conversa com os participantes foi ótima e tivemos homens e mulheres que compartilharam suas experiências com esse recurso. Foi uma conversa distraída e muito divertida”, conta Lilian. A segunda live foi sobre atividade física na terceira idade e contou com a participação de Daniel Neves, diretor técnico da DPN Run Assessoria Esportiva, em um bate-papo descontraído e com muita informação. “Ele respondeu a todas as dúvidas dos participantes, e muita gente se animou a sair do sofá e começar a fazer exercícios.”, comenta.

Todas as edições do Boletim estão disponíveis no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCfqtYAOMOOZNVnwZzxcvBdg) e também no formato de podcast (https://podcastaptare.podbean.com/)