Nesta temporada, o Podcast Aptare fala sobre um tema ainda considerado tabu: o sexo na terceira idade. Confira.

Temporada 5 – Episódio 1: Vovô e vovó transam, sim!
A ideia de que, conforme envelhecemos, o sexo deixa de fazer parte da vida não tem qualquer base científica. Manter a atividade sexual não tem contraindicação alguma, pelo contrário. Um estudo publicado em 2019 na revista Sexual Medicine concluiu que idosos que haviam tido ao menos uma relação sexual nos últimos 12 meses tinham uma percepção melhor sobre sua qualidade de vida. E foram entrevistadas quase 7 mil pessoas com cerca de 65 anos.  No Brasil, uma pesquisa do Datafolha de 2017, mostra que há um decréscimo na prática sexual conforme a idade avança, mas mesmo assim 58% das pessoas entre 60 e 70 anos declararam fazer sexo e 43% entre 71 a 80 anos. A maioria, homens. Mas, alto lá! Sexo também não é obrigatório. Se quase 50% dos entrevistados faz sexo, não significa que os outros 50% não estejam felizes e satisfeitos em seus relacionamentos. A jornalista Lilian Liang, especialista em Gerontologia e diretora de Redação da Revista Aptare, recebe convidados para falar sobre isso e provar que o sexo no envelhecimento tem muitas versões – e que o essencial é encontrar prazer.

Clique aqui e e ouça no PodBean

Temporada 5 – Episódio 2 – Sexo na cabeça e no corpo todo
O envelhecimento traz uma diminuição dos hormônios sexuais. Isso é fato. As mulheres costumam sentir mais essa queda na taxa hormonal por conta da menopausa, período que não deixa dúvidas sobre essa mudança. Para os homens, a queda de testosterona é menos óbvia do que acontece com as mulheres, e vai sendo percebida ao longo do tempo. A libido pode diminuir, a ereção pode ser mais difícil de acontecer e durar menos tempo. Mas os hormônios são apenas um lado da questão envolvendo o sexo. Porque é sério: sexo começa na cabeça. O resto se ajeita para que, em qualquer idade, o prazer seja grande. E existem mil recursos para ajudar nessa tarefa!  A jornalista Lilian Liang, especialista em Gerontologia e diretora de redação da Revista Aptare, conversa com convidados sobre estas possibilidades.

Clique aqui e ouça no PodBean

Temporada 5 – Episódio 3 – Bota a camisinha, meu amor!
Sexo é muito bom, mas precisa ser seguro em qualquer idade. As infecções sexualmente transmissíveis estão aí e não são só a Aids, doença causada pelo vírus HIV. A sífilis, uma doença antiga, está de volta. E não para aí: tem vírus HPV, gonorreia e outros problemas que podem ser transmitidos na relação sexual. Em 2018, foram notificados 1.655 novos casos de HIV entre a população com mais de 60 anos. Na cidade de São Paulo, é essa a faixa etária com maior crescimento dos casos de contaminação. E estima-se ainda que mais de 150 mil pessoas tenham o vírus e não saiba. Ou seja, quem vê idade, não vê AIDS. Por isso, sempre é importante lembrar que é crucial usar preservativo, a popular camisinha. Não sabe usar? Tem vergonha de pedir para o parceiro colocar? Tem dúvida sobre como fazer sexo oral com segurança? Não sabe o que é PREP e PEP? Bom, então esse programa é pra você. A jornalista Lilian Liang, especialista em Gerontologia e diretora de Redação da Revista Aptare, recebe convidados para tirar essas dúvidas.

Clique aqui e ouça no PodBean

Temporada 5 – Episódio 4 – Sexo, com muito prazer!
Há 60 anos, um programa de rádio que falasse sobre sexo, como estamos fazendo neste podcast, ia deixar muitas pessoas escandalizadas. Apesar disso ter mudado bastante, sexo ainda é assunto tabu em muitas famílias. Exemplo prático: não conseguimos um homem hetero para vir falar sobre sua sexualidade nesta temporada, por exemplo. Se você, independentemente de sua idade, ainda se sente incomodado em falar sobre o tema, este episódio vai ser uma grande inspiração.
A jornalista Lilian Liang, especialista em gerontologia e diretora de redação da Revista Aptare, recebe convidados que vão contar suas próprias experiências de descobertas, prazer e dificuldades e delícias de exercer a sexualidade após os 60 anos.

Clique aqui e ouça no PodBean