Nesta temporada, o Podcast Aptare fala sobre um tema ainda considerado tabu: o sexo na terceira idade. Confira.

Temporada 5 – Episódio 1: Vovô e vovó transam, sim!

A ideia de que, conforme envelhecemos, o sexo deixa de fazer parte da vida não tem qualquer base científica. Manter a atividade sexual não tem contraindicação alguma, pelo contrário. Um estudo publicado em 2019 na revista Sexual Medicine concluiu que idosos que haviam tido ao menos uma relação sexual nos últimos 12 meses tinham uma percepção melhor sobre sua qualidade de vida. E foram entrevistadas quase 7 mil pessoas com cerca de 65 anos.

No Brasil, uma pesquisa do Datafolha de 2017, mostra que há um decréscimo na prática sexual conforme a idade avança, mas mesmo assim 58% das pessoas entre 60 e 70 anos declararam fazer sexo e 43% entre 71 a 80 anos. A maioria, homens. Mas, alto lá! Sexo também não é obrigatório. Se quase 50% dos entrevistados faz sexo, não significa que os outros 50% não estejam felizes e satisfeitos em seus relacionamentos.

A jornalista Lilian Liang, especialista em Gerontologia e diretora de Redação da Revista Aptare, recebe convidados para falar sobre isso e provar que o sexo no envelhecimento tem muitas versões – e que o essencial é encontrar prazer.

Ouça no PodBean