Nesta temporada, o Podcast Aptare aborda os diferentes papéis assumidos pela atual geração acima dos 60 anos+ . Confira os episódios.

Temporada 3 – Episódio 1: Avosidade – a relação avós e netos ganhou um nome

Idoso pode ter muitos significados atualmente. Pela lei brasileira, o Estatuto do Idoso, são chamados assim os adultos com mais de 60 anos. Mas tem gente que se ofende com o termo e prefere outras denominações, como sênior ou maduro. O que importa é que a principal característica dessa atual geração acima dos 60 anos é a diversidade de perfis e funções desempenhadas na sociedade.

Um desses papeis é o de ser avô/avó. Ter avós é uma delícia e a maioria dos adultos só tem histórias boas e cheias de saudade pra contar sobre eles. E quando a gente vira avó ou avô? É hora de mimar, fazer tudo o que der na telha com o netinho e ouvir dos pais dele “que os avós estragam o menino?” Ou avô também tem obrigação de educar? Está certo quando os filhos delegam aos pais os cuidados dos netos? Afinal de contas, qual o papel dos avós hoje em dia?

Para falar sobre o tema, convidamos Elisabete Junqueira, publicitária de 61 anos, que entrou de cabeça na relação entre avós e netos. O tema é tão instigante para ela que, além de curtir seus netos, ela abriu um site chamado Avosidade. Também conversamos com a Sonia Silva Fernandes,  de 72 anos, avó de cinco netos, que variam de 9 a 17 anos. Participa do papo Caio Henrique Vianna Baptista, psicologo da Beneficência Portuguesa de São Paulo e coordenador do Serviço de Psicologia do Residencial Santa Cruz.

Esta temporada tem o apoio da Apsen.

Ouça no PodBean

 

Temporada 3 – Episódio 2: Geração sanduíche – a difícil missão de ser o recheio

Muitos da geração 60+ atual têm a bênção de ainda ter seus pais vivos, com mais de 80 anos. E aí, além de cuidar deles, ainda têm as preocupações com os próprios filhos, cuja independência tem sido mais tardia. Essa é a geração sanduíche – que cuida dos pais e dos filhos. Fica ali no meio dessas duas gerações.

É muito bom, sem dúvida, porque a convivência intergeracional é saudável para todos, mas também tem aspectos difíceis. Para conversar sobre esse tema, convidamos Eliana Lino Chaves, de 69 anos, que, durante muito tempo, cuidou de seu pai cadeirante e de sua filha; e Lilian Shibata, de 66 anos, que cuida da mãe e ajuda bastante sua filha. Também participa do papo psicóloga Cleo Toniolo Zenatti.

Esta temporada tem o apoio da Apsen.

Ouça no PodBean

 

Temporada 3 – Episódio 3: Provedor do lar: ainda mantenho minha família

Um dos significados de ser idoso  atualmente é ser provedor familiar. Segundo o IBGE, 12% dos lares brasileiros têm a aposentadoria como a principal ou única fonte de renda, ou seja, 5,7 milhões de casas.

Muitas vezes, não é por folga dos familiares, mas sim da longa crise econômica que gera desemprego e encolhe o poder de compra. É importante, no entanto, saber separar a necessidade do abuso. Isso porque quase 20% das denúncias de violência contra os idosos recebidas pelo Disque Denúncia, são referentes a violência patrimonial. Ou seja, idosos que são extorquidos pela família. Neste terceiro episódio da terceira temporada do Podcast Aptare, a jornalista Lilian Liang, especialista em Gerontologia e diretora de Redação da Revista Aptare, recebe convidados para falar sobre isso. Acompanhe!

Esta temporada tem o apoio da Apsen.

Ouça no PodBean

 

Temporada 3 – Episódio 4: Aposentado? Longe disso!

Aposentadoria não é mais o fim da vida útil. Seja porque, cheia de saúde e disposição, a geração 60+ não quer parar de trabalhar, ou infelizmente, porque não pode, já que muitos não conseguem viver com o valor do benefício. Esses são alguns dos motivos que fazem com que os adultos acima dos 60 anos continuem buscando oportunidades profissionais.

Para falar sobre aposentadoria, mercado de trabalho, reinvenção e possibilidades, conversamos com Eduardo Abreu, 62 anos, engenheiro aposentado que continua envolvido em projetos remunerados, desde que lhe tragam prazer, e Julio Bonazzi, 60 anos, que busca um emprego, mas acredita que o preconceito com sua idade seja o principal empecilho. Também participa do bate-papo presente Morris Litvak, fundador e CEO da MaturiJobs, plataforma que conecta profissionais maduros e experientes com oportunidades de trabalho.

Esta temporada tem o apoio de Apsen Farmacêutica.

Ouça no PodBean