Iniciativa da Dínamo Editora, o curso Repórter60+ ensinou técnicas e conceitos básicos do jornalismo para um grupo de 24 pessoas, todas com mais de 60 anos, entre os meses de agosto e outubro de 2019. A ação foi realizada em parceria com o SESC Avenida Paulista, que viabilizou a realização, sediando as aulas.

Foram 15 encontros, com quatro horas de duração cada. Os alunos tiveram aulas de jornalismo e tecnologia com profissionais atuantes no mercado. Em jornalismo, aprenderam termos como lead, fake news, entrevista, fonte, edição, off e outros conceitos importantes para a construção de uma reportagem. Nas aulas de tecnologia, os participantes tiveram a oportunidade de explorar aplicativos e outros recursos tecnológicos fundamentais no trabalho do repórter, como gravar áudios e vídeos, editar fotos e fazer entradas ao vivo no Facebook.

Além de teoria, o curso abriu espaço para prática. Em quatro aulas, os alunos assistiram a palestras com especialistas sobre temas relacionados à longevidade e, ao final, tinham que escrever uma matéria sobre o que ouviram. O material produzido era comentado na semana seguinte. Os alunos também vivenciaram a experiência de realizar uma cobertura de evento, ido até a Longevidade Expo+Fórum realizada em setembro, produzindo vídeos sobre as palestras e atividades.

Como desafio final, os participantes produziram como Trabalho de Conclusão de Curso uma reportagem especial sobre o Sesc Avenida Paulista. O resultado das apurações pode ser conferido no link: http://pr60.com.br/especial/sescavenidapaulista/.

Neste vídeo, um pouco do clima das aulas e do empenho dos repórteres 60+: https://www.youtube.com/watch?v=O_4yQySsg2I&feature=youtu.be