Levar para o formato do podcast experiências que ajudem a lidar com os desafios e vivências da vida pós60 é a proposta do Podcast Aptare, inciativa da Dínamo Editora.  A cada mês, uma nova temporada temática será disponibilizada, com episódios divulgados todas as quintas-feiras.

“O podcast é um formato que lembra o bom e velho rádio, mas que você pode ouvir quando quiser. Um dos diferenciais do Podcast Aptare é a ênfase no protagonismo do idoso. Optamos por dar espaço aos 60+ desde a discussão das pautas até a participação nas gravações. Nesse sentido, contamos com um conselho editorial e entrevistados 60+, para que eles tragam suas experiências e questionamentos”, disse Lilian Liang, diretora de redação da revista Aptare e especialista em gerontologia.

Confira o teaser de lançamento no Spotify aqui.

A temporada de estreia aborda os relacionamentos amorosos e é composta por três episódios. O primeiro episódio, “Namoro ou Amizade”, debate como funciona um namoro 60+ nos tempos atuais. Lilian, que também é especialista em gerontologia, bate um papo com Rosane Viana, de 77 anos, que conta se seus relacionamentos de hoje diferem muito do que viveu mais nova. Participa da conversa Ailton Amélio da Silva, psicólogo, doutor em Psicologia e professor aposentado da Universidade de São Paulo.

Como encontrar um novo amor nesta etapa da vida é o tema do segundo episódio, intitulado “Cadê meu crush?”. Aplicativos, sites, apresentação por amigos são estratégias que fazem parte da conversa com Liça Bomfim e Luiz Rocha. Liça, pedagoga, tem 78 anos, e Luiz, engenheiro químico, 87 anos.  O casal se conheceu por meio de um site e está junto há 9 anos. O psicólogo Ailton Silva novamente marca presença para dar dicas e embasar as discussões.

A temporada é encerrada com o episódio “Vovó tá de namorado novo”, que levanta a questão de como lidar com as reações familiares ao assumir um novo relacionamento. Jaques Kraiser, corretor de seguros de 77 anos, conta como foi apresentar uma nova companheira para a família depois de ficar viúvo. A psicóloga Isabella Quadros, especialista em gerontologia, participa da conversa.

Os episódios estarão disponíveis nos dias 15, 22 e 29 de agosto, respectivamente, no Spotify, Apple Podcasts, Deezer e Soundcloud. Para localizar o programa, basta digitar Aptare na busca do aplicativo.

E para marcar o Mês Mundial da Doença de Alzheimer, a temporada de setembro irá falar sobre a doença e todos os seus desdobramentos. Não perca.