Iniciativa da Revista Aptare preparou pessoas com mais de 60 anos para realizar a cobertura da Virada da Maturidade. Para incentivar a convivência intergeracional, jovens formaram duplas com os idosos em algumas das atividades relatadas.  O objetivo principal da ação foi dar protagonismo às pessoas da terceira idade, tornando-as os principais observadores das ações e compartilhando suas impressões.

Acompanhe os textos produzidos:

30/09 – Sábado repleto de atividades no centro dia Koru
As atividades foram acompanhadas pela repórter cidadã Rosana Azevedo. Confira aqui.

30/09 – Exibição de “Os Intocáveis” na Casa Guilherme de Almeida
Após o filme, presentes participaram de um debate. A atividade foi acompanhada por dois jovens repórteres cidadãos. Veja mais aqui.

30/09 – Show de talentos
Apresentações variadas mostram o talento dos idosos. Veja mais aqui.

30/09 – Roda de diálogo fala sobre a arte que é conviver
Atividade foi acompanhada pelo repórter cidadão José Vieira. Veja mais aqui.

29/09 – Artes marciais e a interação social entre pessoas com e sem deficiência intelectual
Atividade foi organizada na APAE de São Paulo e foi acompanhada por repórteres cidadão. Saiba mais aqui.

29/09 – Polo Cultural do Cambuci reabre as portas para atividades com idosos
A reinauguração do local foi acompanhada pela repórter cidadã Cris Pomeranz. Saiba mais aqui.

29/09 – Palestra sobre envelhecimento saudável
Atividade foi acompanhada pelo repórter cidadão José Vieira. Veja mais aqui.

29/09 – Depressão em foco
Palestra que abordou a depressão na terceira idade foi acompanhada pela repórter cidadã Anna Luiza Fleury Pereira. Veja mais.

29/09 – Bingo anima participantes
O Espaço Alô Sênior Centro recebeu idosos para um momento de pura descontração: a realização de um bingo. Veja mais aqui.

28/09 – Ação visa “tirar o peso da dúvida” com relação à Aids e Hepatite C
Iniciativa realizada dentro da agenda da Virada da Maturidade teve como foco a saúde, com a disponibilização de exames para testagem de HIV e Hepatite C. A repórter cidadã Rosana Azevedo acompanhou e também realizou os exames. Veja mais aqui.

28/09 – A arte ajudando a reinventar a velhice
No Polo Cultural do Cambuci, idosos participaram da palestra com Testemunho “Terapia Artística no Centro de Convivência São Joaquim – um caminho para reiventar a velhice”.  A repórter cidadã Cristiane Pomeranz relata suas percepções. Confira.

28/09 – O grafite como estimulação social e cognitiva
Idosos participaram da Oficina de Grafite, realizada no Polo Cultural  da Terceira Idade, localizada no bairro do Cambuci. A repórter cidadã Cristiane Pomeranz acompanhou. Confira aqui.

28/09 – Palestra alerta para os cuidados com o coração

O Espaço Alô Sênior – Biovida Saúde, localizado no Centro, abriu suas portas para receber idosos e destacar a importância da adoção de hábitos saudáveis para uma boa saúde cardiovascular. A repórter cidadã aria do Carmo Neri Santiago acompanhou. Saiba mais aqui.

28/09 – Oficina de memória mostra formas de como potencializar o cérebro
A atividade foi acompanhada pela repórter cidadã Hulda Melo. Veja mais.

28/09 – Palestra aponta quando o esquecimento passa a ser um problema de saúde
Realizada no CRECI -Centro, a roda de conversa abriu espaço para o diálogo com o objetivo de informar e refletir sobre o esquecimento. Confira mais aqui.

27/09 – Evento aborda as perspectivas de vida ocupacional na terceira idade
Ação debateu a importância de manter uma atividade ocupacional e os desafios de reinserção no mercado de trabalho. Confira mais.

27/09 – Peça propõe reflexão sobra a condição do idoso na sociedade atual

A peça “Teatro das Sombras”, encenada no dia 27 de setembro no Sesc Consolação, fez parte da agenda da Virada da Maturidade. O espetáculo propôs uma reflexão sobre a condição do idoso na sociedade atual. Leia mais aqui. 

27/09 – Evento aborda as perspectivas de vida ocupacional na terceira idade.
A importância de manter uma atividade ocupacional mesmo depois da aposentadoria foi o tema de um evento realizado no dia 27 de setembro, na Unibes Cultural.  Saiba mais.

27/09 – Mesa Redonda debate cidadania e espaço urbano

Encontro organizado no dia 27 de setembro levantou questões sobre cidadania e espaço urbano, provocando reflexões sobre o uso da cidade. A atividade foi acompanhada pela repórter cidadã Isabel Traldi. Veja mais aqui.

27/09 – Cinedebate “A idade do Amor” no cine Itaú
O amor e o desejo na terceira idade foi tema de uma sessão de cinema seguida de debate. A repórter cidadã Cris Pomeranz acompanhou. Saiba mais.

27/09 – Música intergeracional encanta plateia
O pianista Nelson Ayres, 70 anos, e o violinista Ricardo Herz, 39 anos, comprovam que a diferença de idade não é obstáculo para sintonia musical. Confira aqui.
27/09 – Trilha Cognitiva trabalha memória, cognição e parte motora de idosos
Vários idosos aceitaram o desafio e colocaram à prova suas habilidades. Veja mais.

27/09 – O amor da terceira idade em debate
Apresentação do documentário “A idade do amor” foi seguida de uma discussão sobre relacionamentos na terceira idade. Confira aqui.

27/09 – Oficina de Contos e Memória desperta emoções

Muita emoção e animação marcaram a Oficina de Contos e Memória. O repórter cidadão Mário Omura acompanhou. Veja mais aqui. 

 

26/09 – Começa a Virada da Maturidade 2017
A abertura oficial da Virada da Maturidade 2017 aconteceu na noite da terça-feira, dia 26 de setembro, no Unibes Cultural em São Paulo-SP e contou com a presença de representantes dos diversos parceiros envolvidos na iniciativa, além de muitos voluntários. E os repórteres cidadãos já começaram seus trabalhos. Saiba mais aqui.