Fundamentos de jornalismo e técnicas de reportagem foram o tema da ação “Você é o repórter – Jornalismo cidadão”, promovida pela revista Aptare/Dínamo Editora no contexto da Virada da Maturidade 2016. Realizado no dia 12 de setembro, o encontro reuniu doze pessoas, que tiveram uma aula teórica sobre jornalismo, seguida de uma atividade prática de entrevista e redação.

A aula teórica foi coordenada por Lilian Liang e Debora Alves, da equipe da revista Aptare. Entre os tópicos discutidos estavam “O que é jornalismo?”, “O que é notícia?”, “Tipos de mídia”, “Texto jornalístico”, entre outros.

A atividade prática consistiu na aplicação de conceitos de reportagem apresentados durante o workshop. Divididos em quatro grupos, os participantes elaboraram perguntas, fizeram entrevistas e elaboraram textos sobre o workshop e a própria Virada da Maturidade.

Ao final da atividade, os repórteres cidadãos se organizaram para cobrir as atividades da Virada, que aconteceram entre 13 e 18 de setembro. Foram cerca de 200 atividades, espalhadas por diferentes pontos da cidade de São Paulo.